A Embaixada da França no Brasil, com o objetivo de fortalecer os laços de cooperação entre os países e oferecer melhores condições de estadia aos brasileiros interessados em estudar na França, criou uma bolsa de estudos exclusiva para estudantes brasileiros já admitidos no segundo ano do Master (M2) em instituições de ensino francesas.

Além dos estudantes já graduados no Brasil, podem se candidatar estudantes da graduação, inscritos em programas de duplo-diploma, igualmente admitidos para o segundo ano do Master (M2).

A bolsa será concedida por um período de seis meses (1º de setembro de 2020 a 8 de fevereiro de 2021), no ano acadêmico de 2020-2021. O edital é aberto a estudantes de todas as áreas do conhecimento, com a condição de ainda não terem completado 40 anos de idade até o dia 1º de setembro de 2020.

Entre os benefícios que serão concedidos estão a isenção de taxas de visto, de taxas administrativas do procedimento pré-consular Campus France e de taxas acadêmicas relativas ao Master (se necessário), além do pagamento da cobertura de saúde no sistema público francês e um auxílio financeiro de 310 euros por mês. A bolsa não cobre gastos com passagens aéreas ou eventuais despesas de mudança.

Por se tratar de um auxílio parcial, o estudante deverá, ainda, garantir e comprovar um financiamento complementar de, no mínimo, 390 euros por mês, de recursos pessoais ou de uma instituição, brasileira ou francesa, pública ou privada. O benefício não pode ser combinado com outras bolsas do governo francês, como a Bolsa Eiffel.

Serão aceitas candidaturas enviadas até o dia 15 de junho de 2020 às 23h59 (horário de Brasília), por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para acessar o Edital, clique aqui.

Marisol Nevareza

Curso: Pedagogia