A última sexta-feira de junho, dia 28-06, foi marcada pela segunda parte do evento International Day, que está em sua segunda edição. A atividade aconteceu no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), em Mariana, durante a tarde. O intuito do evento, promovido pelo Projeto Welcome da CAINT, é o compartilhamento de experiências, histórias, músicas e costumes de diferentes países.

Nesse ano, o evento foi dividido em duas partes, nos campi de Ouro Preto e Mariana. Na primeira parte do evento o foco foi a experimentação de pratos típicos preparados pelos alunos estrangeiros. Já na segunda, realizada na última sexta-feira, os estudantes participaram de uma roda de conversa e falaram sobre seus países, compartilharam experiências sobre o Brasil e ainda ensinaram danças tradicionais. Estiveram presentes representantes de Equador, Estados Unidos, Turquia, Argentina, México, Peru, Honduras e Colômbia.

Durante a conversa os alunos falaram sobre suas cidades, destacando aspectos turísticos, acadêmicos e curiosidades pouco conhecidas. Além disso, eles aproveitaram a oportunidade para fazer um convite para que outras pessoas conheçam países diferentes e também façam mobilidade internacional.

Os estudantes também falaram sobre sua experiência no Brasil ressaltando, principalmente, sobre como se sentiram acolhidos pelos brasileiros. Os hábitos culinários foi outro aspecto mencionado e todos concordaram que a principal diferença de seus países é a comida: comer arroz e feijão todos os dias é realmente uma exclusividade brasileira.

Ao fim, representantes dos Estados Unidos, do México e da Colômbia ensinaram passos de danças populares em seus países, convidando todos os outros a também terminar o semestre de forma divertida e multicultural.

A CAINT agradece a todos que participaram e aos que ajudaram para que esse evento acontecesse. Em especial, a diretoria e o almoxarifado do ICSA e o Setor de Transporte da UFOP. Além disso, é preciso agradecer também a todos os estrangeiros que se dispuseram a participar desse momento e compartilharam suas experiências.

Ana Cristina Gonzaga Miranda

Curso: Engenharia Civil