A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT) promoveu, no dia 09 de maio, a palestra “Surfaces: a link between manufacture and function”, que foi ministrada pelo Doutor Wieslaw Antoni Grabon, da Faculdade de Engenharia Mecânica e Aeronáutica da Rzeszów University of Technology (RUT), Polônia.

Além de ministrar a palestra, Prof. Grabon se reuniu com representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Materiais e, também, visitou laboratórios na Escola de Minas entre os dias 06 e 10 de maio.

Essa foi a última mobilidade prevista para o segundo projeto no âmbito do Programa Erasmus+ com a instituição polonesa. A parceria teve início em 2016, quando a UFOP foi contemplada pelo Programa com a mobilidade de um técnico-administrativo, um aluno de mestrado e cinco professores, além da recepção de dois professores poloneses. Em 2018 o segundo projeto foi aprovado e, ao todo, ocorreram 17 mobilidades acadêmicas internacionais, sendo seis delas em 2019.

Foram contemplados pelo programa na UFOP: os professores Katiane de Oliveira Pinto Coelho Nogueira (Departamento de Ciências Biológicas), Orlando David Henrique dos Santos (Departamento de Farmácia), Paulo Santos Assis (Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais), Carlos Magno de Souza Paiva (Departamento de Direito), Rodrigo Fernando Bianchi (Departamento de Física), Alberto de Freitas Castro Fonseca (Departamento de Engenharia Ambiental), Eneida Maria Eskinazi Sant’Anna (Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente) e Guilherme Jorge Brigolini Silva (Departamento de Engenharia Civil), a secretária executiva Jaqueline Schultz, e a aluna do Mestrado Acadêmico em Engenharia de Materiais, Katerine Grazielle Silva.

Da Rzeszów University of Technology participaram os professores Tomasz Ruman e Joanna Niziol (Faculdade de Química), Wieslaw Antoni Grabon (Faculdade de Engenharia Mecânica), além da Coordenadora Erasmus+ da RUT, Monika Stanisz, que em abril de 2019 ministrou uma palestra sobre elaboração de projetos Erasmus+ para guiar e incentivar a comunidade acadêmica a elaborar e submeter futuros projetos para receber financiamento da União Europeia (UE).

As mobilidades envolveram visitas a laboratórios, reuniões com reitores, pró-reitores, professores e setores administrativos, e apresentações de seminários com o objetivo de estreitar os laços de cooperação acadêmica, a fim de possibilitar a colaboração entre as duas universidades em ações de ensino, pesquisa e extensão.

A parceria com a Rzeszów University of Technology é de grande importância para a UFOP, pois além de ser o início de uma cooperação formal com a Polônia, por meio de uma prestigiosa instituição, também tem sido uma excelente oportunidade para adquirimos experiência na elaboração e na gestão de projetos Erasmus+. Nossos professores já iniciaram pesquisas conjuntas, novos projetos estão sendo elaborados e uma rede de cooperação tem se formado e isso contribui significativamente com a internacionalização da Universidade. Estamos aguardando o resultado da avaliação de um terceiro projeto Erasmus+ com a RUT e esperamos ter boas notícias em breve.

Lena Streit

Curso: Turismo