Aconteceu, na última quarta-feira, dia 12, a primeira parte do International Day, organizado pelo Projeto Welcome, da CAINT. O intuito da atividade é o compartilhamento de experiências, histórias, músicas e costumes entre os estudantes que estão em mobilidade na UFOP e a comunidade acadêmica.

Nesse ano, o evento foi dividido em duas partes, nos campi Ouro Preto e Mariana. Na primeira, que aconteceu dia 12, os alunos estrangeiros tiveram a oportunidade de cozinhar comidas típicas de seus países e apresentar para degustação. Nessa edição, estiveram presentes representantes de Colômbia, Equador, Honduras, México, Peru, Holanda e Turquia.

Durante toda a tarde, os participantes estiveram no Hall da CAINT, onde aconteceu o evento, para compartilhar sua cultura e forma de cozinhar. Além disso, os alunos estrangeiros também tiveram a experiência de dançar Quadrilha, como uma forma de conhecer um pouco da cultura brasileira, já que o evento aconteceu no mês das festas juninas.

Para que esse evento fosse possível, a CAINT contou com o apoio de vários setores da UFOP, em especial a Escola de Nutrição, que cedeu o Laboratório de Técnica Dietética para a preparação dos pratos, a Pró-Reitoria de Extensão, com o empréstimo dos aparelhos de som, e o Setor de Transporte, que possibilitou a condução das mesas disponibilizadas por meio da parceria com o Centro de Artes e Convenções Além disso, é preciso agradecer também a todos os estrangeiros que se dispuseram a participar desse momento e trouxeram suas experiências.

A edição também foi dedicada ao Sr. Nelson Vieira, técnico da Escola de Nutrição e responsável pelo Laboratório de Técnica Dietética, que faleceu há poucas semanas. Ele sempre recebeu a CAINT com carinho e ajudou ativamente na primeira edição do International Day, em 2018.

A segunda parte do evento acontecerá no dia 28-06, sexta-feira, a partir de 13:30, no Auditório do ICSA, em Mariana. O evento contará com a apresentação dos alunos estrangeiros a respeito dos seus países, uma roda de conversa sobre experiências de mobilidade no exterior, e uma oficina de dança internacional.

Eduardo Cota

Curso: Engenharia de Controle e Automação