A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT) comemorou, na última quarta-feira, 29-05, 10 anos de existência.

A celebração foi realizada com a mesa-redonda “A internacionalização da UFOP em perspectiva”, que contou com a participação dos ex-Coordenadores da CAINT, Profa. Dulce Mindlin, Prof. José Luiz Albuquerque, Prof. Carlos Magno de Souza Paiva e Profa. Alessandra Kozovits, além da atual Coordenadora, MSc. Jaqueline Schultz.

No encontro, mediado pela Reitora Profa. Cláudia Aparecida Marliére de Lima, os coordenadores fizeram uma reflexão sobre o processo de internacionalização da UFOP e contaram um pouco da experiência e da história da CAINT ao longo desses 10 anos. Conforme exposto pela Reitora, a internacionalização da UFOP se iniciou desde a criação da Escola de Farmácia e da Escola de Minas, por meio da realização de convênios com instituições estrangeiras e com a participação da UFOP em diversos programas, como o tradicional PEC-G (Programa de Estudante Convênio) e o IAESTE. Durante sua gestão como Pró-Reitora de Extensão, em 1996, a UFOP contou com uma Assessoria de Assuntos Internacionais.

Durante o evento, a Profa. Dulce Mindlin, Assessora de Assuntos Internacionais entre 2006 e 2008 e Coordenadora de Assuntos Internacionais da UFOP entre 2009 e 2012, recebeu uma placa de homenagem e agradecimento pelo trabalho e dedicação às ações de internacionalização da instituição.

Desde a criação da Assessoria de Assuntos Internacionais (ASSINT), em 2006, que em 2009 tornou-se CAINT, há o registro de aproximadamente 1700 mobilidades de alunos da UFOP, da recepção de cerca de 400 alunos estrangeiros e de 93 convênios com instituições de 24 países diferentes.

Para Jaqueline Schultz, atual Coordenadora de Assuntos Internacionais, o evento "foi uma experiência muito positiva, pois além de reunir todos os coordenadores que fizeram parte da CAINT, no ano que a UFOP faz 50 anos, foi um momento de reconhecer e agradecer pelo trabalho desenvolvido por todas as pessoas que estiveram e estão envolvidas com a internacionalização da UFOP, tanto alunos, como servidores técnico-administrativos, professores e instituições parceiras". Ela ainda acrescentou "Esperamos que a CAINT continue contribuindo com a missão da UFOP e que a internacionalização esteja cada vez mais presente no ambiente acadêmico".

Wellington Spinola

Curso: Arquitetura e Urbanismo