Ouro Preto reuniu, entre os dias 25 e 31 de março, entusiastas da língua francesa para celebrar a diversidade de cultura dos países francófonos, que vão além da França.

O Dia Internacional da Francofonia é uma celebração mundial da Organização Internacional da Francofonia (OIF) que acontece no dia 20 de março de cada ano. O evento foi criado em 1988 como uma forma de os 70 estados e governos da Organização Internacional da Francofonia (OIF) celebrarem a língua francesa bem como a sua diversidade.

A Semana da Francofonia em Ouro Preto contou com a exibição de diversos filmes que abordaram a temática da mulher e da identidade francófona, promoveu uma apresentação musical da banda franco-brasileira Čao Laru, e rodas de conversa com representantes franco falantes, que tiveram a oportunidade de apresentar os aspectos culturais, históricos, sociais e políticos de seus países de origem.

Para a estudante Ladia Kika Lungili, da República Democrática do Congo, foi uma grande honra participar das Rodas de Conversa, apresentar um pouco do seu país e desconstruir a visão distorcida que as pessoas têm do continente da África. Segundo Ladia “o Congo-Kinshasa, como também é chamado, é conhecido pela pobreza e pela guerra, mas é preciso enxergar, também, o outro lado”. Ela ainda acrescenta: “emos riquezas e diversidades que muitos não conhecem e é importante levar esse conhecimento para as pessoas e quebrar a ideia de que a África do Sul representa todo o continente”.

Também participaram das Rodas de Conversa os estudantes Charmante Registre e Corneille Midokpe Fabrice Alodji, do Haiti e Benin, respectivamente.

A celebração foi uma iniciativa da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por meio da Coordenadoria de Assuntos Internacionais e do Cine Vila Rica, em parceria com a Aliança Francesa de Ouro Preto.

Max Pedro da Silva

Curso: Arquitetura e Urbanismo