Em comemoração ao Dia Internacional da Francofonia, entre os dias 25 e 31 de março, Ouro Preto recebe a Semana da Francofonia.

O Dia Internacional da Francofonia é uma celebração mundial da Organização Internacional da Francofonia (OIF) que acontece no dia 20 de março de cada ano. O evento foi criado em 1988 como uma forma de os 70 estados e governos da Organização Internacional da Francofonia (OIF) celebrarem a língua francesa bem como a sua diversidade.

A Semana da Francofonia em Ouro Preto busca celebrar a diversidade cultural dos países francófonos no mundo e a língua francesa, falada nos cinco continentes.

A programação conta com exibição de diversos filmes que abordam a temática da mulher e da identidade francófona, além de conferências com participação de representantes franco falantes, para promover o conhecimento dos aspectos culturais, históricos, sociais e políticos de seus países de origem.

A realização é uma iniciativa da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFOP, da Aliança Francesa de Ouro Preto em parceria com o Cine Vila Rica.

Marisol Nevareza

Curso: Pedagogia