Portal do Governo Brasileiro
English(UK)PortuguêsSpanish(ES)
Facebook


A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT) realizou, no dia 23 de novembro, duas palestras do Programa Living Lab Biobased Brazil, no Auditório do Bloco de Salas, Campus Morro do Cruzeiro.

O Living Lab Biobased Brazil é resultado de uma parceria entre Holanda e Brasil, formado por universidades, empresas e governos de ambos os países, e tem como objetivo internacionalizar ainda mais o ensino superior, melhorando a capacitação dos estudantes e professores através da mobilidade e estimulando o desenvolvimento da inovação através da educação conjunta, programas de pesquisa e desenvolvimento de outros projetos. O Programa tem foco na bioeconomia, concentrando-se em quatro temas principais: tecnologia de recursos hídricos, setor agroalimentar, química verde e ambiente sustentável.

A palestra “Biobased economy: an introduction” ministrada pelo Professor Dr. Jappe de Best, do curso de Ciências Ambientais da Avans University, especialista em gestão da água, gestão de resíduos e avaliação de impacto ambiental, abordou temas atuais sobre implementação e aplicação da bioeconomia, enquanto o Sr. Erik Lammers, Coordenador de Redes na Avans University, ministrou a palestra "Living Lab Biobased Brazil: Inovation, Research and Education”, que teve como objetivo apresentar o programa e as oportunidades de projetos e bolsas oferecidas para alunos e pesquisadores brasileiros na Holanda.

Durante a passagem pela UFOP, o Prof Robert Bakker, da HAS University of Applied Sciences, teve uma reunião na Escola de Nutrição, a qual foi apresentada pela Diretora, Profa. Renata Freitas e pela Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição, Profa. Adriana Meireles.

Os professores holandeses também visitaram os seguintes laboratórios localizados na Escola de Minas: Laboratório de Materiais de Construção (Coordenador: Ricardo André Peixoto Fiorotti – DECIV); Laboratório de Construção Civil (Coordenador: Guilherme Jorge Brigolini Silva – DECIV) e Laboratório NanoLab (Coordenador: Gilberto Henrique Tavares Álvares da Silva – RedeMat).

Na reunião de avaliação do projeto, foram discutidas as possibilidades de inserção dos cursos de Nutrição, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Saúde e Nutrição (Mestrado) e Engenharia Civil (graduação e mestrado) às ações do Living Lab Biobased Brazil a partir de 2019. Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFOP, prof. Sérgio Aquino, "A participação da UFOP no projeto é importante para aumentar o intercâmbio de alunos e pesquisadores com as universidades holandesas e, com isso, fortalecer pesquisas nas áreas de biorefinaria e economia cíclica, que são estratégicas para o Brasil, particularmente para o nosso Estado. Além disso, "tais ações contribuem para a internacionalização da Pós-Graduação na UFOP, cada vez mais valorizada pela CAPES" diz o Pró-Reitor.

 

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba informações sobre Mobilidade e Editais de Bolsas.

 

Ciência sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Depoimentos

Faby Torres

Curso: Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Origem: Universidad Autónoma de Coahuila - México