A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT) realizou, no dia 30 de novembro, no Hall da CAINT, o 1º International Day da UFOP.

O evento, promovido pelo Projeto Welcome*, propiciou o encontro entre a comunidade acadêmica e os alunos que estão na UFOP, para celebrar a multiculturalidade através de músicas, danças e comidas tradicionais de diversos países.

A programação do evento contou com um workshop sobre o tema “Aprendendo uma Língua Estrangeira”, ministrado pela Prof. Dra. Anelise Dutra, do curso de Letras da UFOP, além de uma mostra culinária de 8 países diferentes, como Alemanha, Colômbia, Espanha, Guiné-Bissau, México, Peru e Síria. Os presentes também participaram de uma aula de Aerodance e de umjogo de futebol no CEDUFOP.

Para a Coordenadora de Assuntos Internacionais, Jaqueline Schultz, o evento foi uma ótima oportunidade para a troca de conhecimento das culturas representadas pelos alunos da UFOP. “Esta foi uma primeira experiência e recebemos um feedback muito positivo dos alunos e por isso pretendemos fazer um evento como esse pelo menos uma vez por ano”, destaca a Coordenadora.

Segundo Catalina Rodríguez González, da Universidad de La Sabana, na Colômbia, o melhor do International Day foi a naturalidade de como tudo aconteceu. "Foi muito legal compartilhar os pratos típicos de cada país, cozinhar e passar um dia todo dedicado a celebrar diferentes culturas", explicou. "No final do dia o objetivo foi cumprido. Celebramos o intercâmbio de culturas respeitando as diferenças e particularidades de cada um e ficamos felizes pela oportunidade de compartilhar um pouco de nossa história e experiência e vida aqui em Ouro Preto", finalizou.

* O ProjetoWelcome visa propiciar aos estrangeiros (estudantes, pesquisadores e professores) que chegam à UFOP uma melhor recepção, auxiliando-os na busca de moradia, na questão imigratória, e uma melhor experiência no Brasil, auxiliando-os em demais demandas que possam surgir; além de propiciar sua participação em atividades acadêmico-culturais que enriqueçam seu intercâmbio. O projeto também visa promover a internacionalização da universidade, por meio da integração dos estrangeiros à comunidade acadêmica da UFOP.

Lívia Pimenta

Curso: Engenharia de Minas