A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), considerando o convênio de cooperação acadêmica internacional firmado com a instituição Rzeszow University of Technology (RUT), Polônia, tornam público o presente Edital para seleção de candidatos ao Programa Erasmus+ de Mobilidade Internacional.

Até o momento, sete professores, um aluno e um técnico-administrativos em educação (TAE) realizaram mobilidade na Rzeszow University of Technology, enquanto a UFOP recebeu dois professores da instituição polonesa. O novo projeto prevê a mobilidade de três professores da UFOP e dois professores da RUT, que estão previstas para acontecer entre fevereiro e maio de 2019.

O Erasmus+ é um Programa da União Europeia (UE) para financiamento de ações relacionadas à educação, treinamento, juventude e esporte na Europa e tem como objetivo contribuir para a Estratégia Europa 2020 para o crescimento, o emprego e a equidade e a inclusão social, bem como para o quadro estratégico da UE em matéria de educação e formação. Além disso, visa promover o desenvolvimento sustentável dos seus parceiros no domínio do ensino superior e contribuir para a realização dos objetivos da Estratégia da UE para a Juventude.

O incentivo à experiência acadêmica internacional objetiva promover o intercâmbio entre estudantes e professores da UFOP e de instituições de ensino estrangeiras de maneira a estreitar os laços de cooperação acadêmica, aprimorando ações de ensino, pesquisa e extensão.

Neste edital serão selecionados 03 (três) professores de pós-graduação strictu sensu para realização de mobilidade acadêmica na Rzeszow University of Technology, Polônia. As mobilidades terão duração de 05 (cinco) dias, durante o período a ser acertado junto à instituição polonesa.

Para participar, os professores deverão ser credenciados em um dos seguintes Programas de Pós-Graduação: Biotecnologia, Ciências Biológicas, Química, Engenharia Civil, Ciência da Computação, Engenharia de Materiais, Física de Materiais ou outro programa que tenha interface com as áreas de pesquisa contempladas no edital.

As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site da CAINT, de 19 de novembro a 02 de dezembro de 2018, através do link: http://www.caint.ufop.br/candidatura-professores-e-tecnicos

No dia 27-11, às 14h, a CAINT irá realizar uma sessão informativa para tirar dúvidas dos candidatos interessados em participar do programa.

Confira aqui o edital completo.

Igino de Oliveira

Curso: Arquitetura e Urbanismo