A CAINT realizou, nos dias 07 e 08 de novembro, o 4º Seminário de Internacionalização (SEINTER), que aconteceu dentro da programação do Encontro de Saberes da UFOP.

O evento contou com a participação de 61 alunos regressos de mobilidade, distribuídos em quatro rodas de conversa, que apresentaram as suas experiências culturais e acadêmicas tidas durante a mobilidade no formato de “Rodas de Conversa”.

Durante as rodas, os integrantes tiveram a oportunidade de conversar e comparar modelos acadêmicos, obstáculos encontrados, propostas e desafios futuros, que possibilitou uma melhor compreensão sobre os pontos sensíveis do tema: as práticas pedagógicas, a flexibilização de currículos, o aprendizado de novos idiomas e a importância da diversidade.

Nesta edição, o SEINTER promoveu duas palestras. Na quarta-feira, dia 07-11, a Diretora Executiva da IAESTE, Paula Semer Prado, ministrou uma palestra para falar sobre o programa de estágio remunerado no exterior e contou com a participação das alunas Ângela Poletto e Victoria Helen Palos de Oliveira, do curso de Arquitetura, que realizaram estágio na China e Argentina, respectivamente, através do programa.

No dia 08-11, quinta-feira, o Renan de Oliveira, representante do Campus France Brasil, agência do governo francês responsável pela promoção do ensino superior, ministrou uma palestra sobre oportunidades de estudo na França e tirou dúvida dos alunos interessados nos programas.

Esta foi uma importante oportunidade para a CAINT, que poderá usar as experiências compartilhadas pelos alunos para refletir sobre as atividades e possíveis melhorias relacionadas ao processo de mobilidade acadêmica internacional da UFOP.

Igino de Oliveira

Curso: Arquitetura e Urbanismo