A Coordenadoria De Assuntos Internacionais (CAINT) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), considerando o acordo de cooperação técnica celebrado com a Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil (ABIPE) para oferecimento de vagas ao Programa de Estágio no exterior da International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (IAESTE), torna público o presente Edital para seleção de Professores e Servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE’s) da UFOP que desejarem receber estagiários estrangeiros no âmbito do Programa de Estágio Internacional para períodos entre julho e dezembro de 2019.

A International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (IAESTE) é uma entidade não governamental, apolítica e sem fins lucrativos, membro consultivo da UNESCO, fundada em 1948 pelo Imperial College, em Londres e presente nos cinco continentes, que objetiva promover o intercâmbio entre estudantes com vínculo universitário em mais de 80 países, proporcionando uma experiência prática relevante dentro da área de formação. No Brasil, o programa é gerenciado pela ABIPE - Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil, entidade sem fins lucrativos, apoiada pela Central de Intercâmbio (CI), que opera cursos no exterior.

O Programa possui duas frentes de abrangência. A primeira é chamada de Grande Área de Abrangência, composta pelas seguintes áreas: Engenharias, Arquitetura, Informática e Tecnologia, Física, Química, Bioquímica e Biologia. E, a segunda área, chamada de Menor Área de Abrangência, é formada pelas áreas de Administração, Economia, Marketing, Agronomia e Farmácia.

Serão selecionadas 10 (dez) propostas de Professores e TAE’s interessados em receber estagiários estrangeiros, por um período de até 03 meses, no ano de 2019. Os estagiários selecionados deverão cumprir uma carga horária de 30 horas semanais e receberão da UFOP auxílio de R$600,00 (seiscentos reais) por mês, além de isenção no Restaurante Universitário da UFOP para duas refeições diárias (almoço e jantar) durante os dias úteis da semana.

As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site da CAINT, de 12 a 25 de novembro de 2018, através do link: http://www.caint.ufop.br/submeter-candidatura-iaeste

Confira aqui o Edital.

Wellington Spinola