Começa, na quarta-feira, dia 07-11, o 4º Seminário de Internacionalização (SEINTER), que acontecerá nos dias 07 e 08 de novembro, dentro da programação do Encontro de Saberes da UFOP.

O evento, organizado pela Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT), contará com a participação de 67 alunos regressos de mobilidade, que apresentarão as suas experiências culturais e acadêmicas da mobilidade no formato de “Rodas de Conversa”, com o objetivo de proporcionar uma interação dinâmica e a troca de experiências entre os alunos regressos de mobilidade em 2018 e os demais membros da comunidade ufopiana.

Durante as rodas, os integrantes terão a oportunidade de conversar e comparar modelos acadêmicos, obstáculos encontrados, propostas e desafios futuros, a fim de estabelecer um olhar mais crítico sobre a internacionalização, e melhorar a compreensão sobre os pontos sensíveis do tema: as práticas pedagógicas, a flexibilização de currículos, o aprendizado de novos idiomas e a importância da diversidade.

Cada "Roda" contará com a participação de aproximadamente 15 alunos regressos da mesma área do conhecimento. Espera-se, ainda, a participação de Professores (especialmente membros de colegiados de curso) e demais interessados, como outros alunos e TA’s.

Ainda dentro da programação do SEINTER, além das rodas de conversa, a CAINT promoverá duas palestras. Na quarta-feira, dia 07-11, às 13h, a Diretora Executiva da IAESTE, Paula Semer Prado, ministrará uma palestra informativa sobre o programa de estágio remunerado no exterior. Já no dia 08-11, quinta-feira, o Renan de Oliveira, representante do Campus France Brasil, agência do governo francês responsável pela promoção do ensino superior, ministrará uma palestra para falar sobre oportunidades de estudo na França.

Esta será uma ótima oportunidade para aqueles que têm interesse em realizar parte de sua formação no exterior conhecer e aprender sobre diferentes formatos acadêmicos e pedagógicos existentes, interagir com os estudantes que já realizaram mobilidade internacional bem como descobrir novas oportunidades e programas de mobilidade acadêmica.

O programa IAESTE
A International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (IAESTE), gerenciada no Brasil pela Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil (ABIPE), é uma entidade não governamental, apolítica e sem fins lucrativos, membro consultivo da UNESCO, fundada em 1948 pelo Imperial College, em Londres e presente nos 5 continentes.
O programa promove intercâmbio entre estudantes com vínculo universitário em mais de 80 países, proporcionando ao aluno uma experiência profissional em empresas no exterior, de 1 a 12 meses de duração, dentro da sua área de estudo, com o auxílio de uma bolsa para cobrir as suas despesas básicas com acomodação, transporte e alimentação.

O Campus France
Campus France é agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, o acolhimento e a mobilidade internacional. O Campus France Brasil é o canal privilegiado de comunicação entre os estudantes brasileiros e as instituições francesas de ensino superior, e está presente em mais de 110 países.

A agência é ligada aos ministérios francesas da Educação e das Relações Exteriores. No Brasil, está vinculada ao Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França.

O serviço prestado pelo Campus France destina-se a brasileiros ou estrangeiros que morem no Brasil, maiores de 18 anos, que desejam iniciar ou continuar seus estudos na França nas modalidades de graduação, intercâmbio acadêmico, mestrado, especialização, estágio, Au Pair, doutorado ou curso de francês.

Faby Torres

Curso: Arquitetura e Urbanismo