A CAINT recebeu ontem, dia 05-3, os alunos estrangeiros da graduação e pós-graduação, que permanecerão na UFOP por um ou mais semestres acadêmicos.

A reunião de boas-vindas foi realizada pela Secretária Executiva da CAINT, Jaqueline Schultz, com o apoio da equipe do Projeto Welcome, Karina Brandão Pimenta e Jade Noronha, responsáveis pela recepção e suporte oferecido aos alunos estrangeiros antes e durante o processo de mobilidade.

Durante a recepção os alunos puderam conhecer um pouco sobre a Universidade, o calendário de atividades culturais proposto para o semestre, bem como os trâmites necessários para se regularizarem junto à UFOP e ao Governo Brasileiro.

O Prof. Dr. Sérgio Francisco de Aquino, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, esteve na reunião com os alunos de mestrado e doutorado do PAEC-OEA-GCUB, apresentando os cursos da UFOP e orientando os discentes sobre procedimentos relativos à pós-graduação.

Ao todo são 34 alunos recém matriculados no semestre 2018/1, vindos de 17 países diferentes.

Sobre o PAEC-OEA-GCUB

Criado em 2011, O Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (Bolsas Brasil - PAEC OEA-GCUB) é resultado da cooperação entre a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), com apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DCE/MRE).

O Programa é uma das mais importantes iniciativas de cooperação regional no âmbito educacional para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe e tem como principal objetivo contribuir para a integração e o fortalecimento regional das Américas, por meio da concessão de bolsas de estudos integrais para cursos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado), oferecidas pelas Universidades Brasileiras associadas ao GCUB a estudantes oriundos dos 34 países-membros da OEA, exceto o Brasil.

Desde sua primeira participação no Programa, de 2014 até 2017, a UFOP recebeu 18 alunos, vindos de 8 países, para 7 Programas de Pós-Graduação. Esta é a edição do Programa em que a Universidade está recebendo o maior número de estudantes, sendo 15 discentes, de 11 países diferentes, destinados a 12 Programas de Pós-Graduação.

Lena Streit

Curso: Turismo