A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT) da UFOP institui o
EDITAL 12/2020/CAINT/UFOP para seleção de uma(um) bolsista de graduação para apoio às atividades do Projeto Welcome, além do apoio em atividades administrativas.

Como parte de todas as ações de auxílio que a CAINT presta aos estrangeiros (estudantes, pesquisadores e professores) da UFOP, o Projeto Welcome tem o objetivo de ser uma ponte de diálogo entre tais pessoas e nossa instituição, prestando diferentes formas de assistência. Sabemos que a experiência de mobilidade acadêmica internacional pode ser complexa nos mais variados aspectos, desde questões burocráticas dos documentos de imigração até a sociabilização dos alunos estrangeiros em um país completamente novo para eles. Por isso, o Projeto surge como um braço direito dos estrangeiros, usando a comunicação como ferramenta fundamental de trabalho.

As funções das(os) bolsistas do Projeto Welcome incluem contato remoto e frequente com os estrangeiros ligados à UFOP sobre busca de moradia, questões migratórias, adaptação social e de estudo e outras eventuais demandas. Além disso, como papel nas atividades relacionadas à internacionalização, nossas(os) bolsistas elaboram uma série de atividades acadêmico-culturais, para enriquecer ao máximo a experiência internacional de tais alunos. No contexto atual da pandemia, por exemplo, o Festival de Cinema em Casa (online) foi local de encontro dos estrangeiros para discutir arte brasileira, aspectos da nossa cultura e para matar a saudade daqueles que não se viam há tempos. O conhecimento e fluência em línguas, especialmente inglês e espanhol, se mostra fundamental para este trabalho, uma vez que as(os) bolsistas têm contato direto com pessoas que ainda estão se capacitando na língua portuguesa.

Para participar da seleção, é preciso ser aluna(o) de graduação regularmente matriculada(o) em qualquer curso ofertado pela UFOP em Ouro Preto ou Mariana, com conclusão do curso prevista para 2021-1 ou períodos subsequentes, ter disponibilidade de 20h semanais distribuídas de segunda a sexta-feira (para permanecer como bolsista por pelo menos 2 semestres), incluindo eventuais fins de semana, quando podem ocorrer as atividades acadêmico-culturais promovidas pelo projeto. A(O) candidata(o) selecionada(o) terá como benefício uma bolsa de R$400,00 (quatrocentos reais) por mês e um certificado de participação com contabilidade da carga horária para aproveitamento da atividade como extracurricular.

As inscrições acontecem entre os dias 15 e 26 de outubro de 2020, exclusivamente por e-mail, as quais devem ser enviadas pelo e-mail institucional ao endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto “Inscrição Bolsista Welcome e Apoio Administrativo”. O processo de seleção será composto pelas etapas de avaliação dos documentos apresentados, atividade prática remota e entrevista virtual, as quais estão integralmente explicadas no Edital, onde também encontra-se a lista da documentação que deve ser enviada para inscrição e o cronograma das etapas de seleção.

Caso você seja uma pessoa comunicativa, que compreende as conexões diárias como uma forma de crescimento coletivo e deseja contribuir para uma ótima experiência internacional dos alunos estrangeiros e com a internacionalização da UFOP, participe do processo seletivo do Projeto Welcome. Mais informações estão no Edital.

Alvaro Ivan Mendez Acuña

Curso: Engenharia de Controle e Automação