Todos os semestres, a UFOP coloca à disposição dos estudantes estrangeiros matriculados na instituição a possibilidade de cursarem aulas de Português como Língua Estrangeira. Considerando a suspensão das atividades presenciais, o curso de Português como Língua Estrangeira passou a ser oferecido de forma remota, a partir de abril, e a disponibilidade foi ampliada no segundo semestre, o que possibilitou a oferta de aulas de espanhol, considerando as parcerias firmadas com a Universidad Nacional de Costa Rica e com a Universidad Antonio Nariño (Colômbia).

Com início das aulas no mês de setembro, cinco turmas foram disponibilizadas, atendendo a um total de 48 alunos, entre alunos estrangeiros regulares da UFOP e estudantes de instituições parceiras. Além do ensino formal da língua, abrangendo práticas orais, de escrita, escuta e leitura, os alunos são incentivados a participar de diálogos socioculturais, por meio de discussões acerca da cultura brasileira. As aulas estão sendo ministradas pelos estudantes Talita Ferreira Vaz e Plínio Carvalho de Souza Júnior, alunos do curso de Letras da UFOP, sob coordenação da Profa. Dra. Anelise Fonseca Dutra (DELET/ICHS/UFOP), atual Coordenadora Pedagógica Geral do Núcleo de Línguas (NucLi) da Universidade Federal de Ouro Preto, vinculado à Rede Andifes de Idiomas sem Fronteiras (Rede Andifes IsF).

Os alunos da Universidad Nacional de Costa Rica (UNA), participantes do programa de Mobilidade Virtual,  tiveram aulas de Português entre os dias 12 e 26 de setembro. Além de um curto curso de Língua Portuguesa, os alunos também conheceram parte da cultura brasileira durante as aulas, assim como os alunos da UFOP tiveram aulas de Língua Espanhola e cultura da Costa Rica ministradas por professores da UNA.

Quatro turmas de Português como Língua Estrangeira terão aulas até dezembro e além de alunos regulares da UFOP, as turmas também contarão com alunos colombianos da Universidad Antonio Nariño. Há turmas de nível iniciante e intermediário.

Em contrapartida por disponibilizar o curso aos alunos da Universidad Antonio Nariño (UAN), a CAINT pôde selecionar estudantes da UFOP para realizarem o Curso de Español para Extranjeros, em parceria com a instituição colombiana. Iniciadas no dia 21/09, as aulas de espanhol para alunos da UFOP estão sendo ministradas pelo Prof. Dany Andrey Latorre Mendez, pesquisador e Coordenador de Extensão da Faculdade de Educação da UAN, juntamente com alunos do curso de Licenciatura em Espanhol e Inglês da universidade colombiana, os quais atuam como monitores no auxílio à turma. Lecionado em nível básico, o curso visa fortalecer as habilidades de fala, escuta, escrita e leitura do espanhol dos alunos brasileiros, além de inserir nas aulas elementos culturais típicos da Colômbia, na intenção de uma formação linguística aliada à educação sociocultural. Da mesma forma, os encontros são ministrados remotamente.

A CAINT deseja um período de aulas muito proveitoso aos alunos e professores e segue na busca por novas oportunidades de ensino e aprendizado de idiomas estrangeiros.

Fiquem atentos às nossas redes sociais e acompanhem o lançamento de próximos editais.

Matheus Martins Corrêa

Curso: Direito