A formação de pesquisadores no exterior proporciona oportunidades de construção conjunta do conhecimento, expansão de redes de colaboração científica, além de desenvolvimento profissional e pessoal, o que impacta não apenas os pesquisadores diretamente envolvidos, mas também as instituições às quais estão vinculados.

Para aproximar acadêmicos da educação no exterior e de redes de cooperação científica internacional, organizações como Euraxess e Campus France disponibilizam um amplo leque de oportunidades àqueles interessados.

A Euraxess oferece suporte na busca de oportunidades de financiamento de pesquisa e bolsas de estudo em instituições da União Europeia. Por sua vez, a Campus France é a agência oficial do governo francês responsável pela promoção do estudo superior na França, sendo um canal de comunicação entre estudantes brasileiros e instituições francesas.

Contando com o apoio de tais redes de conexão, a Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT) e o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição (PPGSN) promovem o evento “Internacionalização da pós-graduação: oportunidades de doutorado sanduíche e pós-doutorado no cenário atual”. Destinado a toda a comunidade acadêmica, tem como objetivo apresentar possibilidades de financiamento para doutorado sanduíche e pós-doutorado nas condições atuais.

Participarão do encontro Charlotte Grawitz, representante da Euraxess Brasil; Larissa Brant, responsável pelo escritório Campus France Brasil em Belo Horizonte; e Erick Faria, representante da Université de Lille (França) em Minas Gerais. A instituição francesa é parceira da UFOP desde 2010 e é uma das maiores universidades do país, com atuação em todas as áreas do conhecimento.

O evento será realizado no dia 30 de setembro de 2020, das 9h às 12h, por meio da plataforma Google Meet. Haverá emissão de certificados e as inscrições podem ser feitas por meio do formulário disponível neste link.

OBS:
Pedimos que alunos, técnicos e professores da UFOP utilizem o e-mail institucional para acesso ao Google Meet. Por gentileza, deem preferência a essa plataforma. Porém, caso a sala atinja o limite de participantes, pedimos que acessem a transmissão pelo Youtube.

Max Pedro da Silva

Curso: Arquitetura e Urbanismo