Orgulho de ser UFOP mais uma vez! Em julho de 2020, o ranking da consultoria britânica de educação superior Times Higher Education (THE) figurou a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) na 76ª posição entre as Universidades da América Latina. No levantamento mais recente, agora considerando o cenário mundial de instituições de ensino superior, a UFOP continua aparecendo no ranqueamento das Melhores Universidades do Mundo, no intervalo 1001+. Entre as as mais de cinquenta Universidades brasileiras avaliadas na lista, a UFOP está colocada entre as trinta melhores instituições do país.

O levantamento de informações para a avaliação divide os indicadores de desempenho em cinco áreas, cada uma com um peso diferente na média final: Teaching (o ambiente de aprendizado); Research (produtividade, investimento e reputação); Citations (influência das produções científicas); International Outlook (discentes e docentes internacionais e colaborações de pesquisa internacionais) e Industry Income (parceria com a indústria e transferência de conhecimento). Dentre tais áreas avaliadas, a UFOP destaca-se na 844ª posição em Industry Income dentre as 1527 universidades avaliadas em todo o mundo, ocupando a 18ª posição nesta área entre as universidades brasileiras.

Confira a lista completa do THE World University Rankings 2021 e leia sobre o ranking THE das Universidades da América Latina aqui.

Marisol Nevareza

Curso: Pedagogia