O Seminário de Internacionalização (SEINTER) faz parte do Encontro de Saberes da UFOP e em 2020, o evento ocorrerá entre os dia 30 de novembro e 04 de dezembro e será totalmente online. Em sua sexta edição, a programação do SEINTER será dedicada à troca de experiências entre os alunos que retornaram da mobilidade acadêmica internacional e à divulgação de oportunidades e de ações de internacionalização.

O objetivo do evento é promover um encontro entre estudantes que já passaram por experiências acadêmicas internacionais com outros que procuram por tal vivência e com com professores e técnico-administrativos que participam das várias etapas do processo de mobilidade, na intenção de estabelecer olhares mais críticos a respeito da internacionalização. Durante a mostra, os estudantes que retornaram de suas mobilidades terão a oportunidade de expor suas experiências educacionais e culturais.

O VI SEINTER será composto de uma mostra de vídeos e de Rodas de Conversa. Nos vídeos, os estudantes apresentarão a sua experiência internacional, com informações sobre  as instituições estrangeiras (infraestrutura, modelos de ensino e avaliação, etc), sobre o países de destino, adaptação a novas culturas, assim como recomendações aos estudantes que pretendam realizar mobilidade acadêmica.

Além da disponibilidade do material em vídeo na plataforma do Encontro de Saberes, “rodas virtuais de conversa” ocorrerão ao vivo, a fim de possibilitar o diálogo entre os alunos que tiveram a experiência de mobilidade com os demais participantes do evento.

Para se inscrever no SEINTER, os alunos da UFOP que retornaram da mobilidade acadêmica internacional em 2020 deverão preencher o formulário disponível no site do Encontro de Saberes.

As orientações sobre a produção e o envio dos vídeos já foram enviadas por e-mail e também estão disponíveis na página do VI SEINTER. Mais detalhes podem ser conferidos neste guia preparado para auxiliar os estudantes. As inscrições se encerram no dia 09 de setembro.

Mais informações estão disponíveis na página do VI SEINTER, na qual em breve também será disponibilizada a programação completa do evento.

Alvaro Ivan Mendez Acuña

Curso: Engenharia de Controle e Automação