Na sexta-feira, 29 de maio, o Projeto Welcome, núcleo da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT) responsável por oferecer assistência a estudantes, técnicos, e docentes em mobilidade na UFOP, realizou a primeira edição do “Festival de Cinema em Casa”, uma atividade online com os alunos estrangeiros da universidade.

O evento surgiu como resposta à suspensão das atividades presenciais pela UFOP, devido à pandemia da COVID-19. Sem atividades acadêmicas, os estudantes estão realizando aulas online de Português como Língua Estrangeira e o Projeto Welcome, que normalmente realiza passeios e eventos culturais durante o semestre, propôs o Festival como uma forma de interação, em tempos de distanciamento social.

A proposta consistiu em uma votação entre obras cinematográficas brasileiras para serem assistidas de casa e posteriormente discutidas em um encontro online, fomentando o conhecimento da cultura brasileira e a prática da língua  portuguesa.

A primeira obra escolhida foi Central do Brasil (1998), o premiado longa de Walter Salles. Na data combinada, os bolsistas do projeto reuniram-se com os intercambistas e, inclusive, alunos estrangeiros que estiveram na universidade em semestres passados, para discutir sobre o filme.

Durante o encontro, estiveram presentes estudantes que estavam em Ouro Preto e outras cidades do Brasil, no Paraguai, na Colômbia, e na Guiné-Bissau. A atividade continuará por mais edições com longas brasileiros e, futuramente, contará com exibição de filmes dos países de origem dos alunos estrangeiros que estão e que já estiveram na UFOP.

A próxima edição do Festival de Cinema em Casa ocorrerá no dia 19/06, sexta-feira, às 16h, com a discussão sobre o filme Cidade de Deus (2002). Para participar, entre em contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Lena Streit

Curso: Turismo