O Professor de Anatomia Humana, Dr. Luiz Eduardo de Sousa, do Departamento de Ciências Biológicas (DECBI), visitou, entre os dias 25 e 29 de novembro de 2019, o Museu de Anatomia da Universidade de Montpellier, na França.

A visita foi possível graças ao projeto desenvolvido pelo professor e apresentado pela CAINT ao Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada França que, por meio do Sr. Philippe Makany, Adido de Cooperação e Ação Cultural, ofereceu auxílio e apoio financeiro para a realização da viagem.

O projeto tem como objetivo firmar uma possível parceria, na área de anatomia, entre o Museu da Pharmácia da UFOP e o Museu de Anatomia da Universidade de Montpellier.

O contato com a universidade francesa foi feito por meio da Sra. Caroline Ducourau, Diretora de Cultura Científica e de Patrimônio Histórico da universidade francesa, a qual recebeu o Prof. Luiz Eduardo de Souza na Universidade de Montpelier.

Além de adquirir conhecimento técnico, histórico e cultural para futuras pesquisas, a experiência possibilitou ao professor familiarizar-se com novas técnicas de restauração e preservação para uma melhor condução dos projetos desenvolvidos na UFOP com o intuito de resgatar, higienizar, preservar e expor arquivos históricos dos modelos anatômicos que a Universidade possui.

Para o Prof. Luiz Eduardo, “a visita foi muito produtiva e com grandes possibilidades de parcerias em publicações científicas”. O professor destaca ainda que a Sra. Caroline Ducourau deverá fazer uma visita à UFOP em 2020, com o apoio da Embaixada da França.

Bernardo Pedro Matsimbe

Curso: Educação Física