A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), considerando o acordo de cooperação técnica celebrado com a Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil (ABIPE) para oferecimento de vagas ao Programa de Estágio no exterior da International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (IAESTE), torna público o presente Edital para seleção de Professores e Servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE’s) da UFOP que desejarem receber estagiários estrangeiros no âmbito do Programa de Estágio Internacional para períodos entre julho e dezembro de 2019.

A International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (IAESTE) é uma entidade não governamental, apolítica e sem fins lucrativos, membro consultivo da UNESCO, fundada em 1948 pelo Imperial College, em Londres e presente nos cinco continentes, que objetiva promover o intercâmbio entre estudantes com vínculo universitário em mais de 80 países, proporcionando uma experiência prática relevante dentro da área de formação. No Brasil, o programa é gerenciado pela ABIPE - Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil, entidade sem fins lucrativos, apoiada pela Central de Intercâmbio (CI), que opera cursos no exterior.

O Programa possui duas frentes de abrangência. A primeira é chamada de Grande Área de Abrangência, composta pelas seguintes áreas: Engenharias, Arquitetura, Informática e Tecnologia, Física, Química, Bioquímica e Biologia. E, a segunda área, chamada de Menor Área de Abrangência, é formada pelas áreas de Administração, Economia, Marketing, Agronomia e Farmácia.

Serão selecionadas 10 (dez) propostas de Professores e TAE’s interessados em receber estagiários estrangeiros, por um período de até 03 meses, no ano de 2020.

Os estagiários selecionados deverão cumprir uma carga horária de 30 horas semanais e receberão da UFOP auxílio de R$600,00 (seiscentos reais) por mês, além de isenção no Restaurante Universitário para duas refeições diárias durante os dias úteis da semana.

As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site da CAINT, de 25 de novembro a 04 de dezembro de 2019, por meio do preenchimento do formulário online.

Confira aqui o Edital.

Marisol Nevareza