A CAINT realizou, nos dias 6 e 7 de novembro, o 5º Seminário de Internacionalização (SEINTER), como parte da programação do Encontro de Saberes da UFOP.

O SEINTER tem como objetivo proporcionar uma interação dinâmica por meio da troca de experiências entre os alunos regressos de mobilidade internacional e a comunidade ufopiana, para estabelecer um olhar mais crítico sobre a internacionalização. Além disso, o SEINTER busca divulgar oportunidades de cooperação internacional e de experiências no exterior.

A participação dos 52 alunos se deu em forma de "Rodas de Conversa", conduzidas pela Coordenadora de Assuntos Internacionais, Jaqueline Schultz, e pelo Servidor Técnico-Administrativo, Anderson Gamarano, com a participação dos membros da Comissão Permanente de Internacionalização (CPInter).

Durante as rodas, os alunos discutiram pontos importantes como práticas pedagógicas, flexibilização de currículos, aprendizado de novos idiomas, adaptação à cultura e ao país de destino, e a importância da diversidade no meio acadêmico.

Além das rodas de conversa, o SEINTER contou com a presença dos palestrantes Daniel Costa, Coordenador Local na EURAXESS Brasil; Bárbara Caires, representante da Cultural Care Au Pair em Minas Gerais; e Dandara Larissa Alves de Freitas Figueiredo e Isabella Saraceni Novaes, representantes da AIESEC em Belo Horizonte; que apresentaram os programas e as oportunidades de mobilidade oferecidas, para a realização de atividades como doutorado pleno, doutorado sanduíche, pós-doutorado, estudo de idiomas, estágio remunerado e estágio voluntário, em diversos países do mundo.

Matheus Martins Corrêa

Curso: Direito