A CAINT promove, nos dias 06 e 07 de novembro, o 5º Seminário de Internacionalização (SEINTER), que acontece dentro da programação do Encontro de Saberes da UFOP.

O evento contará com a participação de alunos regressos de mobilidade acadêmica internacional que, por meio de Rodas de Conversa, irão compartilhar parte de suas experiências no exterior, de forma interativa e dinâmica, com toda a comunidade.

Durante as Rodas, serão abordados os diferentes métodos de ensino, práticas pedagógicas, sistemas de avaliação adotados por outras instituições, desafios enfrentados pelos alunos em relação a adaptação à vida acadêmica, idioma e cultura do país de destino, além de outros momentos que marcaram a vivência do aluno durante sua passagem pela instituição estrangeira.

Além das quatro Rodas de Conversa que, ao todo, envolverão a participação de 54 alunos, dentro da programação do SEINTER também acontecerão palestras sobre oportunidades de estudos e pesquisas na União Europeia e sobre os programas de intercâmbio oferecidos pela Au Pair e AIESEC.

EURAXESS — A EURAXESS – Researchers in Motion é uma iniciativa da Comissão Europeia, criada em 2003, para promover o desenvolvimento de carreira e a mobilidade de pesquisadores entre a Europa e o Brasil, com o objetivo de fortalecer a colaboração científica entre a Europa e o resto do mundo. A rede é formada por 40 países europeus e conta com representantes em seis países/regiões ao redor do mundo, inclusive no Brasil, onde tem representantes desde de 2013.

A palestra "Oportunidades de Pesquisa e Cooperação Internacional com a Europa" acontecerá na quinta-feira, dia 07, às 14h, no Auditório da Escola de Nutrição (ENUT).

O palestrante, Daniel Costa, é Coordenador Local na EURAXESS Brasil, formado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e possui vasta experiência em cooperação internacional entre Brasil-Europa.

Au Pair — Durante a palestra, ministrada por Bárbara Caires, representante da Cultural Care Au Pair em Minas Gerais, serão abordadas informações importantes sobre oportunidades de intercâmbio para atuação como Au Pair nos Estados Unidos.

O programa Au Pair foi criado pelo Departamento de Estado Americano em 1986 para promover o intercâmbio cultural entre famílias americanas e jovens do mundo inteiro. Nos últimos 30 anos a Cultural Care Au Pair enviou mais de 125.000 jovens para serem au pairs nos EUA.

A palestra acontecerá no dia 06/11, quarta-feira, às 15h30min, no Hall da CAINT.

AIESEC — A Gerente de Relacionamentos da AIESEC em Belo Horizonte, Gabriela Marino Alvarenga, irá apresentar a AIESEC e divulgar oportunidades de projetos em países como Egito, Ucrânia, além dos países da América do Sul, dentre outros.

A AIESEC é uma organização sem fins lucrativos gerida por jovens, e desenvolve liderança responsável e empreendedora por meio de intercâmbios realizados em parceria com organizações, instituições e negócios ao redor do mundo, nos mais de 120 países e territórios onde está presente.

O evento acontecerá na quarta-feira, 06 de novembro, às 10h15min, no Hall da CAINT.

O SEINTER é uma ótima oportunidade para entender melhor o processo de mobilidade acadêmica internacional, por meio dos relatos de quem viveu essa experiência e também das palestras referentes a diversos programas de intercâmbio e cooperação internacional.

Os interessados em participar poderão comparecer ao local do evento, sem necessidade de inscrição prévia. A entrada é gratuita e haverá emissão de certificado para os ouvintes presentes.

Igino de Oliveira

Curso: Arquitetura e Urbanismo