Estudantes de graduação e pós-graduação poderão, até o dia 1º de novembro, submeter candidatura para realizar estágio em uma das universidades holandesas parceiras através do Projeto Living Lab Biobased Brazil.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre Holanda e Brasil com foco em economia de base biológica, concentrando-se em quatro temas principais: tecnologia de recursos hídricos, setor agro-alimentar, química verde e ambiente sustentável.

Formado por universidades, empresas e governos de ambos os países, o programa tem como objetivo internacionalizar ainda mais o ensino superior, melhorando a capacitação dos estudantes e professores através da mobilidade e estimulando o desenvolvimento da inovação através da educação conjunta, programas de pesquisa e desenvolvimento de outros projetos.

Os projetos abrangem diversos temas e buscam candidatos com formação em áreas como Química, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Biologia e entre outros. Os estudos são relacionados à economia de base biológica: uma economia que usa biomassa em vez de matérias-primas fósseis.

Além da isenção de taxas e mensalidades acadêmicas, as universidades oferecem uma ajuda de custo de até €550, dependendo do projeto e da universidade escolhida.

Em julho deste ano, a UFOP recebeu a visita do Sr. Ralph Simons, Diretor do Centre of Expertise Biobased Economy, e seu Assessor, Guilherme Reis, representantes do Living Lab. No encontro foram discutidos pontos pertinentes a participação da UFOP no programa e as mudanças previstas para a edição de 2019. Eles também aproveitaram a oportunidade para visitar laboratórios dos cursos de Química, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil.

Para saber mais sobre as universidades parceiras participantes e sobre o processo de candidatura e de seleção, acesse o site do projeto.

Igino de Oliveira

Curso: Arquitetura e Urbanismo