A UFOP acaba de ser contemplada pelo programa Capacitação e Internacionalização para o Ensino Superior, promovido pelo British Council no Brasil. A organização visa favorecer a cooperação entre instituições brasileiras e britânicas para que possam trabalhar em conjunto suas estratégias de internacionalização.

O programa é resultado do trabalho conjunto de diversas partes interessadas no Reino Unido e no Brasil (DIT, UUKi, Capes, Abruem, Faubai e Confap, entre outras). A iniciativa busca oferecer financiamento para fortalecer as competências e capacidades para a internacionalização das universidades brasileiras, baseando-se no conhecimento e na experiência das instituições de ensino superior do Reino Unido nesse campo, através do compartilhamento de conhecimento.

O projeto, com o título ”Building Quality Assurance into Postgraduate Studies: Geosciences as a Case Study”, foi aprovado, e será coordenado pelos professores Craig Storey (Universidade de Portsmouth), Monica da Costa Pereira Lavalle Heilbron (UERJ) e Cristiano Lana (UFOP). A participação da UFOP ocorrerá por meio do Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais, em parceria com a School of Earth and Environmental Sciences, da Universidade de Portsmouth (Reino Unido) e com o Programa de Pós-Graduação em Geociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O programa prevê um evento para 2020 que reunirá vários professores das geociências na cidade de Ouro Preto. Estão previstas 10 bolsas de viagem do Reino Unido e 10 da UERJ por 10 dias. O projeto também prevê visita técnica de coordenadores de cursos da UFOP e da UERJ para Portsmouth em janeiro de 2020. Os coordenadores estarão envolvidos em um projeto de garantia da qualidade de ensino em cursos de graduação e pós-graduação de Portsmouth e os mesmos irão liderar a implementação deste processo em seus próprios institutos. Como detentora do orçamento, Portsmouth reservará os voos e as acomodações para os dois hóspedes brasileiros em janeiro. A UFOP será responsável pela disponibilização de recursos para o desenvolvimento de atividades do projeto na cidade de Ouro Preto, como espaço físico e equipe de organização para a realização de eventos e de atividades de campo.

Em junho, a UFOP recebeu o Prof. Craig Storey (UoP), que se reuniu com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Sérgio Francisco de Aquino, com a Coordenadora de Assuntos Internacionais, Jaqueline Schultz, e com o Prof. Cristiano Lana, do Departamento de Geologia. O objetivo do encontro foi discutir sobre a proposta de financiamento e para assinatura de um Memorando de Entendimento entre a UFOP e a instituição britânica.

O Memorando de Entendimento tem como objetivo estabelecer relações amistosas, concordar em cooperar entre si e identificar áreas de cooperação em ambas as instituições que possam ajudar a fomentar e desenvolver o relacionamento e o compartilhamento de melhores práticas em ambas as instituições.

A UFOP e a UoP realizam trabalhos conjuntos desde 2013, por meio do Departamento de Geologia da UFOP e da School of Earth and Environmental Sciences da UoP. Para o Prof. Cristiano Lana, esta parceria entre UFOP e UoP representa um grande passo para a internacionalização do Departamento de Geologia e, futuramente, abrirá um amplo leque de colaborações em pesquisa cientifica e ensino com as universidades da Inglaterra.

Lívia Pimenta

Curso: Engenharia de Minas