Welcome Meeting
Estudantes de graduação e pesquisadores que estarão na UFOP durante o semestre 19.2 já chegaram à universidade e foram recepcionados no início de agosto, durante o Welcome Meeting.

O evento contou com informações gerais apresentadas pela equipe da CAINT, como dados sobre a instituição e informações sobre as cidades onde a UFOP está presente. Além disso, os estudantes também receberam orientação sobre questões a respeito da estadia no Brasil, serviços oferecidos pela Universidade e apresentação do Calendário Cultural proposto para o semestre.

A recepção também contou com a participação do Pró-Reitor Adjunto de Graduação, Adilson Pereira dos Santos, que contou um pouco da história da UFOP e do professor de Português para Estrangeiros Plínio Carvalho, que explicou como serão as aulas nesse semestre. O momento de descontração foi marcado por uma pausa para lanche, e pela aula de dança conduzida por Helen Cunha, aluna do curso de Educação Física.

Walking Tour
Algumas semanas depois, no dia 16, os estudantes de mobilidade acadêmica internacional participaram de um Walking tour por Ouro Preto e Mariana, além do passeio turístico de trem. A atividade é a primeira do Calendário Cultural proposto pela CAINT para o semestre.

O passeio foi pelos principais pontos de Ouro Preto e uma visita guiada ao museu Casa dos Contos. O passeio de trem permitiu admirar montanhas, cachoeiras e sítios arqueológicos. Ao final do dia, os participantes conheceram o centro histórico de Mariana, passando pela Rua Direita e pelas principais praças.

Ana Cristina Gonzaga Miranda

Curso: Engenharia Civil