Aconteceu, entre os dias 07 e 10 de agosto, o Festival de Turismo de Ouro Preto. O evento de abrangência internacional teve como objetivo fomentar negócios do turismo e o desenvolvimento econômico na região do Circuito do Ouro, Inconfidentes, Médio Piracicaba e em todo o estado de Minas Gerais e promover discussões, troca de informações e a difusão do desenvolvimento do turismo entre governos, empresas, terceiro setor e investidores.

A CAINT realizou, em parceria com o Festival, duas importantes ações para difundir e promover a internacionalização no evento e na cidade: O Case Irlanda e a Cozinha Show.

No dia 09-08, o Vice-Reitor Hermínio Arias Nalini Júnior recebeu a visita do Sr. Barry Tumelty, Cônsul Geral do Consulado Geral da Irlanda em São Paulo e da Assessora Comercial do Consulado, Fabiana Lino. A visita foi acompanhada pela Coordenadora de Assuntos Internacionais, Jaqueline Schultz. Na oportunidade, eles discutiram sobre diferentes aspectos da UFOP e da região de Ouro Preto, assim como possíveis oportunidades de cooperação e financiamento entre o Brasil e a Irlanda, e parcerias entre a UFOP e instituições do país europeu. O Cônsul ainda participou da mesa de abertura do Fórum Estadual da Mulher Empreendedora (FEME) e também ministrou a palestra "Case: Experiência da Irlanda para sair da crise econômica".

Os alunos estrangeiros da UFOP, Humberto Cardona Becerra (México), Christ Jesus Barriga Paria (Peru) e Charmante Registre (Haiti), estiveram presentes no evento e participaram da Cozinha Show, atividade organizada em parceria com o SEBRAE. Cada aluno foi convidado a preparar um prato típico e apresentar aspectos culturais de seu país de origem. Os pratos escolhidos pelos chefs foram Mole Negro (México), Arroz con Pollo (Peru), Macaroni au Gratin (Haiti), respectivamente.

Para Jaqueline Schultz, participar do Festival de Turismo de Ouro Preto foi uma forma de aproximar ainda mais a Universidade da região na qual está inserida. "Trazer experiências internacionais contribuiu com as discussões realizadas no evento e foi uma excelente oportunidade para compartilhar culturas e aprendizados", finalizou ela.

Oscar Javier Tabares

Curso: Administração
Universidade de Origem: Escuela de Administración y Mercadotecnia del Quindio EAM - Colômbia
...