Estão abertas até o dia 10 de abril as chamadas para o programa “Escolas de verão França excelência”, organizado pela Embaixada da França em parceria com o Campus France. O objetivo do programa é proporcionar, através dos cursos de iniciação à pesquisa em polos de excelência na França, o contato entre os estudantes e orientadores franceses, além de ampliar as possibilidades de cotutela e codireção de tese no nível do doutorado.

Os candidatos, que devem obrigatoriamente estar inscritos no mestrado ou primeiro ano de doutorado no Brasil, poderão ser contemplados com passagens aéreas para realizar um dos cursos de curta duração propostos pelo projeto.

Os cursos são oferecidos em inglês no mês de julho de 2019 e geralmente incluem sessões de iniciação à pesquisa, aulas de francês, atividades culturais e, em alguns casos, oferta de alojamento e refeição.

Serão selecionados até 40 estudantes brasileiros para ter sua viagem de ida e volta custeada pela embaixada da França (SCAC-IFB). Os estudantes contemplados pelo edital deverão buscar financiamento para a inscrição e demais custos, que variam de acordo com a universidade escolhida. Além de recursos pessoais, é possível solicitar o financiamento de sua instituição de origem (particularmente as universidades selecionadas no programa PrInt) ou outras fontes, como por exemplo as Fundações de Apoio à Pesquisa (FAPs) de cada estado do Brasil.

Para se candidatar, acesse a plataforma online antes do dia 10 de abril de 2019. Os resultados serão anunciados em maio.

Confira o edital completo.

Ana Cristina Gonzaga Miranda

Curso: Engenharia Civil