Portal do Governo Brasileiro
English(UK)PortuguêsSpanish(ES)
Facebook


A UFOP realizou na terça-feira, 27 de junho, no Auditório da Escola de Farmácia, o primeiro Erasmus+ International Seminar, como parte das atividades do projeto de parceria acadêmica-científica com a instituição polonesa Rzeszów University of Technology (RUT), aprovado no âmbito do Programa Erasmus+. O referido programa é uma iniciativa da União Europeia (UE) para financiamento de ações colaborativas relacionadas à educação, treinamento, juventude e esporte.
 
Em 2016, a UFOP foi contemplada pelo Programa Erasmus+ com a mobilidade de um técnico-administrativo, de um aluno de mestrado e de cinco professores. Agora, também como parte do Programa, a UFOP está recebendo os professores poloneses Tomasz Ruman e Joanna Niziol, palestrantes do evento.
 
O objetivo principal do seminário foi mostrar o Erasmus+ como uma importante ponte de comunicação acadêmica e de cooperação entre as universidades europeias e de todo o mundo, a fim de encorajar os alunos, professores e TAE’s da UFOP a participarem de programas acadêmicos internacionais. Além disso, buscou-se, estreitar as relações entre a UFOP e a RUT, a partir da apresentação dos programas de pesquisa da instituição polonesa desenvolvidos em sua Faculdade de Química.
 
Durante a palestra do Dr. Tomasz Ruman, que teve como tema “Nanoparticles for laser desorption/ionization mass spectrometry imaging of biological objects”, ele agradeceu a oportunidade de cooperar com a UFOP e, fez uma breve apresentação sobre Rzeszów, cidade onde a RUT está localizada, bem como sobre as instalações gerais da Universidade e da Faculdade de Química. Enquanto isso, a Dr. Joanna Niziol abordou o tema “Chemistry and biochemistry of boron analogues and derivatives of nucleosides and nucleotides”.
 
Com o auditório cheio, ambas as palestras contaram com a participação de alunos e professores que se mostraram interessados nos novos avanços da biotecnologia com diferentes aplicabilidades de novas técnicas de imagem e uso de componentes químicos como na área de saúde, melhorando a qualidade de terapias contra a AIDS, antivírus e antifúngicos, por exemplo, bem como abrindo portas para o desenvolvimento de novas tecnologias.
 
Os professores Katiane de Oliveira Pinto Coelho Nogueira, do Departamento de Ciências Biológicas, e Orlando David Henrique dos Santos, do Departamento de Farmácia, que participam do Erasmus+, falaram sobre a importância da internacionalização nas universidades brasileiras e de programas como esse.  Para Katiane, “participar de programas como este é um grande diferencial no currículo acadêmico”. Ela ainda apela a estudantes e estudiosos da UFOP que aproveitem as oportunidades de estudar no exterior”. Orlando também afirma que “experienciar outras culturas é essencial para melhorar o currículo e enriquecer seus conhecimentos”.
 
Também estavam presentes os professores que fizeram parte do projeto entre a UFOP e a RUT Rodrigo Fernando Bianchi, do Departamento de Física e Paulo Santos Assis, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, que reforçaram a importância de participar de oportunidades de intercâmbio internacional. Além disso, eles falaram um pouco da experiência na Polônia, da diferença cultural enfrentada e da hospitalidade da comunidade polonesa.
 
Além da palestra, os poloneses se reuniram com a Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, CAINT e pesquisadores de áreas de atuação correspondentes, e também realizaram visitas aos laboratórios da Escola de Farmácia, do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas e do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas.

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba informações sobre Mobilidade e Editais de Bolsas.

 

Ciência sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Depoimentos

Wellington Spinola

Curso: Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Destino: Savannah College of Art and Design - Estados Unidos