Entre os dias 26 e 28 de junho, a UFOP receberá dois professores da Rzeszów University of Technology (RUT), Polônia, que desenvolverão diversas atividades na universidade no contexto do Programa Erasmus+ (confira informações sobre o programa abaixo).

Durante a estadia na UFOP, os Doutores em Ciências Químicas, Joanna Niziol e Tomasz Ruman, participarão de reuniões com a Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, CAINT e pesquisadores de áreas de atuação correspondentes, além de realizarem visitas aos laboratórios.

Ainda, como parte central da programação, será realizado o evento Erasmus+ International Seminar, no dia 27 de junho, a partir das 13h, no Auditório do NUPEB. O evento, aberto a toda comunidade acadêmica, contará com palestras dos professores poloneses e uma mesa-redonda com professores da UFOP que participam do programa Erasmus+.

A palestra da Profa. Joanna Niziol terá como tema “Chemistry and biochemistry of boron analogues and derivatives of nucleosides and nucleotides” e o Prof. Tomasz Ruman abordará o assunto “Nanoparticles for laser desorption/ionization mass spectrometry imaging of biological objects”.

Os interessados em participar do evento poderão se inscrever pelo formulário disponível aqui. Mais informações poderão ser adquiridas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (31) 3559-1192.

O ERASMUS+ é um Programa da União Europeia (UE) para financiamento de ações relacionadas à educação, treinamento, juventude e esporte na Europa e tem como objetivo contribuir para a Estratégia Europa 2020 para o crescimento, o emprego, a equidade e a inclusão social, bem como para o quadro estratégico da UE em matéria de educação e formação.

Em 2016, a UFOP foi contemplada pelo Programa, através de um projeto em parceria com a referida instituição polonesa, com a mobilidade de um técnico-administrativo, de um aluno de mestrado e de cinco professores, além da recepção de dois professores poloneses.

Os professores da UFOP, Carlos Magno de Souza Paiva (Departamento de Direito), Katiane de Oliveira Pinto Coelho Nogueira (Departamento de Ciências Biológicas), Orlando David Henrique dos Santos (Departamento de Farmácia), Paulo Santos Assis (Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais) e Rodrigo Fernando Bianchi (Departamento de Física), que foram selecionados para o programa, estiveram na RUT em março deste ano, onde se reuniram com o Vice-Reitor de Relações Internacionais, Professor Grzegorz Ostasz, ministraram palestras, apresentaram seminários e fizeram visitas técnicas aos laboratórios e departamentos da universidade polonesa.

Para o Prof. Carlos Magno, “houve um ganho institucional muito grande por parte dos pesquisadores diretamente envolvidos, que poderão fazer parcerias em suas respectivas áreas de pesquisa”. Ele ainda destaca que “em termos da universidade como um todo, a CAINT passa a ter informação privilegiada sobre como se candidatar e formar parcerias com universidades europeias através da submissão de projetos dentro das chamadas do Erasmus+”.

A professora Katiane, que está organizando a recepção dos professores poloneses em junho, juntamente com o professor Orlando e a CAINT, teve a oportunidade de ministrar na RUT uma palestra sobre a UFOP, na qual falou sobre a universidade em geral, os campi e as cidades onde estão localizados. Além disso, a docente ministrou um seminário sobre sua linha de pesquisa em Biotecnologia recebendo excelente ressonância entre alunos e pesquisadores da RUT. Como resultado desta primeira etapa do programa, uma proposta de parceria em projeto de pesquisa está sendo elaborada para submissão a editais específicos da UE.

Alvaro Ivan Mendez Acuña

Curso: Engenharia de Controle e Automação