A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT), através de sua equipe, realizou, no dia 19 de janeiro, em sua sede, a entrega de diversos materiais de uso geral para o Departamento de Música (DEMUS), da Universidade Federal de Ouro Preto.

O recurso usado é proveniente da parceria feita entre o DEMUS e a CAINT durante o International Summer Programme, curso ministrado em inglês de 3 semanas, que aconteceu de 11 a 29 de julho de 2016, com o objetivo de introduzir os participantes de 5 países diferentes à cultura, língua, dança e músicas típicas do Brasil, além de realizar roteiros culturais variados na região.

Para o professor Érico Fonseca, do Departamento de Música, participar do Summer Programme “foi muito satisfatório, apesar de nunca ter proferido uma palestra em língua inglesa. Achei totalmente plausível oferecermos um contato mais amplo com a música brasileira de uma forma lúdica e apreciativa” disse o músico. “Graças à CAINT, e enfatizo a competência e destreza administrativa do nosso amigo Magno Paiva, estamos criando um ambiente cada vez mais cosmopolita em nossa universidade, em direção a mais fechamentos de parcerias internacionais", completou.

Esta não foi a única ação de cooperação entre a CAINT e os departamentos da UFOP. Durante o Summer Programme, contou com o apoio de professores dos Departamentos de Letras, Matemática (CEAD), Museologia, Nutrição e do Centro Desportivo da UFOP (CEDUFOP), que lecionaram as aulas de Português para Estrangeiros, Dança, Cultura Brasileira, e Introdução aos Museus de Ouro Preto e Culinária. Além dos professores, o programa também contou com a parceria da Completur Jr., empresa júnior do curso de Turismo, que acompanhou os participantes nos diversos roteiros culturais, e da TV UFOP, que produziu, junto à CAINT, o vídeo promocional de lançamento do programa.

Para o Prof. Carlos Magno, a internacionalização acontece de dentro para fora. “O primeiro passo é harmonizar a Universidade, de forma que seja natural a cooperação entre os departamentos e setores, para que as iniciativas criadas dentro dos limites da instituição gerem benefícios para todas as partes envolvidas, para tornar a UFOP uma universidade mais integrada e, juntos, marchar rumo a uma internacionalização mais unificada”.

Matheus Martins Corrêa

Curso: Direito