A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT) implementou, em parceria com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) da Universidade Federal de Ouro Preto, o primeiro Programa de Mobilidade Internacional para servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE's), em convênio com a Universidade do Algarve (UAlg), de Portugal.

O programa, com duração de três meses, teve como objetivo proporcionar o intercâmbio entre servidores da UFOP e da instituição portuguesa, visando conhecer novos processos de trabalho que possam contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento das atividades que são realizadas na UFOP, além de promover a cooperação técnica entre as universidades dos dois países.

Depois de retornar ao Brasil, os servidores Andrea Bertelli (PROAD), José Augusto Nunes Nogueira (PRECAM) e Mônica Versiani Machado (PROGRAD), que foram selecionados para o programa, elaboraram um relatório de atividades desenvolvidas no intercâmbio com propostas de melhorias para o setor de origem. Os relatórios foram apresentados à CAINT e aos respectivos setores de atuação dos servidores.

Para Andrea, que apresentou um plano de trabalho ligado ao setor administrativo de gestão e manutenção de edifícios, área onde ela atua, esta foi "uma iniciativa pioneira e de grande importância para o fortalecimento da política de internacionalização da Universidade". Ela continua: "conheci os mecanismos desenvolvidos para a gestão dos edifícios e conversando com cada um dos gestores nos diferentes prédios e campi da UAlg, pude avaliar se é possível implementar algo parecido na UFOP".

Durante sua passagem pela universidade portuguesa, o engenheiro civil José Augusto Nunes Nogueira avaliou diversos aspectos relativos à construção e manutenção de edifícios, acessibilidade, eficiência energética, sustentabilidade ambiental, modelo de contratação de pessoal e de serviços, além de outros temas relacionados. A servidora Mônica acredita que “é preciso subsidiar e dinamizar ações ao alcance da qualidade que só serão possíveis com uma equipe preparada para isso.” Ela ainda acrescenta que “os processos e os sistemas dentro da instituição determinarão a qualidade dos resultados e a melhoria contínua da qualidade só pode ser assegurada com a autoavaliação contínua”.

A CAINT espera que o sucesso do programa seja um propulsor para que a UFOP consiga fazer essa troca de conhecimentos técnicos com outras instituições e, a partir da rica experiência vivida na UAlg, os servidores consigam colocar em prática e compartilhar o conhecimento adquirido com os demais colaboradores da universidade.

Alvaro Ivan Mendez Acuña

Curso: Engenharia de Controle e Automação