Aconteceu, nos últimos dias 22 e 23 de novembro, no Salão Sabará, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, o II Seminário de Internacionalização (SEINTER 2016), dentro da programação da oitava edição do Encontro de Saberes da UFOP.

Em seu pronunciamento durante a cerimônia de abertura do evento, o Prof. Carlos Magno de Souza Paiva, Coordenador da CAINT, ressaltou a importância de ter um evento específico dedicado à internacionalização, e também aproveitou a oportunidade para apresentar as metas alcançadas pela CAINT, que foram estabelecidas através de uma Carta de Compromisso apresentada no ano passado, durante a 7ª edição do evento (1ª edição do SEINTER), que tinha como tema Internacionalização. Também estiveram presentes na mesa de abertura do evento o reitor Marcone Jamilson Freitas Souza, o presidente da Fundação Gorceix Cristovam Paes de Oliveira, o pró-reitor de Graduação Marcílio Souza, a pró-reitora de Extensão Ida Berenice e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Fábio Faversani.

Nesta segunda edição, o SEINTER adotou o formato de "Rodas de Conversa". As Rodas foram compostas por 200 alunos que retornaram de mobilidade acadêmica internacional em 2016, separados em grupos de diferentes áreas do conhecimento, juntamente com professores e membros de colegiado, em um ambiente informal, preparado especialmente para o evento.

Durante as Rodas foram discutidos, com a ajuda de um mediador, assuntos relevantes à experiência em outros países e instituições internacionais, afim de melhorar a compreensão e estabelecer um olhar mais crítico sobre a internacionalização, abordando pontos sensíveis sobre os temas: as práticas pedagógicas e avaliativas, a flexibilização de currículos, o aprendizado de novos idiomas e a importância da diversidade, que proporcionaram um rico debate entre os professores, alunos e ouvintes presentes.

De acordo com Carlos Magno de Souza Paiva, o evento gerou resultados positivos e superou as expectativas. "As Rodas de Conversa estavam sempre movimentadas e os participantes confortáveis em compartilhar um pouco de suas experiências e conhecimentos adquiridos durante o período que passaram nas instituições estrangeiras", contou. "Esse foi um importante momento não só para a comunidade ufopiana, mas também para a CAINT que, a partir do retorno dado pelos participantes, poderá usar esse conhecimento para aprimorar ainda mais a qualidade do nosso trabalho", complementou.

Marisol Nevareza

Curso: Pedagogia