Pelo segundo ano, o Encontro de Saberes terá um evento específico dedicado à internacionalização, o II SEINTER. O objetivo do evento, que acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro, é proporcionar uma interação dinâmica e a troca de experiências entre os alunos regressos de mobilidade internacional em 2016 e os demais membros da comunidade ufopiana.

A mostra, organizada pela CAINT, contará com a participação de 188 alunos retornantes, que apresentarão as suas experiências culturais e acadêmicas da mobilidade no formato de “Rodas de Conversa”. Os integrantes terão a oportunidade de conversar e comparar modelos acadêmicos, obstáculos encontrados, propostas e desafios futuros, a fim de estabelecer um olhar mais crítico sobre a internacionalização, e melhorar a compreensão sobre os pontos sensíveis do tema: as práticas pedagógicas, a flexibilização de currículos, o aprendizado de novos idiomas e a importância da diversidade.

O Salão Sabará (segundo andar do Centro de Convenções) será estruturado com poltronas, puffs e cadeiras dispostas em formato circular para a realização das "Rodas de Conversa". Cada "Roda" contará com a participação de aproximadamente 20 a 25 alunos regressantes da mesma área do conhecimento. Espera-se, ainda, a participação de Professores (especialmente membros de colegiados de curso) e demais interessados, como outros alunos e TA´s.

Esta será uma ótima oportunidade para conhecer e aprender sobre diferentes formatos acadêmicos e pedagógicos existentes no exterior e interagir com os estudantes que já realizaram mobilidade internacional.Os interessados em participar poderão comparecer ao local do evento, sem necessidade de inscrição prévia. A entrada é gratuita e haverá emissão de certificado para os ouvintes presentes.

Confira a programação completa do II SEINTER, clicando aqui.

Matheus Martins Corrêa

Curso: Direito