Na última terça-feira, dia 11 de outubro, na Reitoria, o Prof. Marcone Jamilson Freitas Souza recebeu os Professores Peter Moser, Vice-Reitor de Relações Internacionais e Cooperação Universitária, e Johannes Schenk, Chefe do Departamento de Metalurgia de Ferrosos, da instituição austríaca Montan Universität Leoben, além do representante da empresa ThyssenKrupp no Brasil, Eliezer Dias. Também estavam presentes o Diretor da Escola de Minas, Prof. Issamu Endo, o Prof. Adilson Rodrigues da Costa, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da EM-UFOP e a Secretária Executiva da Coordenadoria de Assuntos Internacionais, Jaqueline Schultz.

Na oportunidade, foi discutida a proposta de um Mestrado Conjunto na área de Mineração e Metalurgia entre a Universidade Federal de Ouro Preto, a Montan Universität Leoben (Áustria) e a TU Bergakademie Freiberg (Alemanha), com apoio da ThyssenKrupp, a ser oferecido a partir de 2018.

A UFOP já possui uma parceria com a Universidade de Leoben e a ThyssenKrupp desde 2011, por meio da qual 12 estudantes brasileiros de Mestrado e Doutorado do Programa REDEMAT estudaram na Áustria por um período letivo e fizeram estágio na sede da empresa alemã ThyssenKrupp em Duisburg. Três estudantes austríacos já estiveram aqui apoiados pelo mesmo Convênio de Cooperação e Intercâmbio. A intenção é de fortalecer esses laços através do desenvolvimento de pesquisas e do oferecimento de graus conjuntos.

Lívia Pimenta

Curso: Engenharia de Minas