A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) é a 35ª melhor universidade do Brasil, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF) 2016, divulgado na última segunda-feira, 19.

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior brasileiro realizada pelo jornal Folha de S. Paulo que se baseia em dados coletados em bases de pesquisa como Inep-MEC, Web of Science (Thomson Reuters), SciELO, Inpi, FAPs, CNPq e Capes, além das duas pesquisas anuais realizadas pelo Datafolha.

O ranking classifica as 195 universidades brasileiras públicas e privadas com base em cinco indicadores: pesquisa científica, qualidade do ensino, internacionalização, mercado de trabalho e inovação.
Recentemente a Instituição foi eleita, segundo a consultoria britânica de educação superior, Times Higher Education (THE), como a 46ª melhor Universidade da América Latina.

Internacionalização

De acordo com o ranking desta edição, a UFOP ocupa a 18ª posição no subindicador internacionalização, que usa como critério citações internacionais por docentes e considera a quantidade de citações aos trabalhos da universidade feitas em artigos de grupos de pesquisa internacionais em relação ao número de docentes da mesma instituição, em 2013. A instituição subiu 14 posições em relação ao ano anterior e ocupa a melhor colocação desde a primeira edição do RUF.

Neste semestre, as principais ações desenvolvidas pela CAINT ligadas a internacionalização são o International Summer Programme, o Programa Piloto de Disciplinas em Inglês e o Seminário de Internacionalização (SEINTER), programação dentro do evento Encontro de Saberes.

International Summer Programme
O programa, pioneiro no Brasil e organizado pela Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT), teve duração de três semanas e contou com a participação de alunos de 5 países diferentes que foram introduzidos à cultura, língua, dança e músicas típicas do Brasil.

Programa Piloto de Disciplinas em Inglês
Em uma iniciativa da CAINT, PROPP, PROGRAD para difundir a língua inglesa no ambiente universitário, a UFOP lançou o Programa Piloto de Disciplinas em Inglês que está oferecendo quatro disciplinas ministradas totalmente em inglês, distribuídas na graduação e na pós-graduação.

SEINTER 2016
Pela segunda vez, o Encontro de Saberes terá um evento específico dedicado à internacionalização. A mostra, organizada pela CAINT, pretende realizar a exposição de cerca de 174 alunos regressos de mobilidade internacional em 2016, que deverão apresentar publicamente suas experiências culturais e acadêmicas, no formato de “rodas de conversa”, com o objetivo de estabelecer um olhar mais crítico sobre a internacionalização de maneira geral, e melhorar a compreensão sobre os pontos sensíveis do tema como as práticas pedagógicas, a flexibilização de currículos, o aprendizado de novos idiomas e a importância da diversidade.

Para o Professor Carlos Magno de Souza Paiva, coordenador da CAINT:

“Todas essas ações criam um ambiente mais propício à internacionalização como um todo, o que em médio prazo significará um maior volume, também, de publicações e citações em periódicos internacionais tal como posto pelo indicador do ranking da Folha.”

Oscar Javier Tabares

Curso: Administração
Universidade de Origem: Escuela de Administración y Mercadotecnia del Quindio EAM - Colômbia
...