Orgulho de ser UFOP. A Universidade Federal de Ouro Preto foi avaliada, segundo a consultoria britânica de educação superior, Times Higher Education (THE), como a 46ª melhor Universidade da América Latina. A lista do ranking das 50 melhores Universidades foi divulgada durante o evento do primeiro THE Latin America Universities Summit, realizado na última quinta-feira, 7, na cidade de Bogotá na Colômbia, que contou com a presença de líderes regionais, do governo e representantes das Universidades latino-americanas para discutir expansão sustentável e a internacionalização no contexto da América Latina.

O Ranking das Melhores Universidades da América Latina feito pela THE utiliza os mesmos treze indicadores de desempenho que o ranking das Melhores Universidades do Mundo, porém eles foram recalibrados para se adequarem às peculiaridades das instituições latino-americanas. As Universidades são julgadas pelo seu ensino (ambiente e staff), pesquisa (volume, investimento e reputação), citações (influência da pesquisa), perspectiva internacional (docentes, estudantes e pesquisadores) e inovação (transferência de conhecimento).

Dos países representados no ranking o Brasil é o país que ocupa mais posições, com 22 instituições entre as 50 melhores, incluindo cinco entre as dez primeiras colocadas.

Para o Professor Carlos Magno de Souza Paiva, Coordenador da CAINT, "os ranqueamentos internacionais não são a única forma de avaliar a qualidade das Universidades, mas acabam dando uma grande visibilidade para as instituições melhores avaliadas e contribuem para o estabelecimento de novas parcerias internacionais. Para a UFOP é motivo de alegria essa notícia e um incentivo na busca do seu aperfeiçoamento e da consolidação como uma das principais Universidades do país.".

Igino de Oliveira

Curso: Arquitetura e Urbanismo