Aconteceu na manhã da última segunda-feira, dia 11, no Salão Nobre da Escola de Minas, a abertura do primeiro International Summer Programme da UFOP.

Essa primeira edição do programa, pioneiro no Brasil e organizado pela Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT) conta com alunos de 4 países diferentes que irão, ao decorrer das próximas três semanas, de 11 a 29 de julho, participar de uma programação criada especialmente com o objetivo de introduzir os participantes à cultura, língua, dança e músicas típicas do Brasil através de aulas e roteiros culturais, além de possibilitar uma maior interação entre a comunidade da UFOP e o público estrangeiro.

Durante a aula inaugural, o Coordenador da CAINT, Prof. Carlos Magno de Souza Paiva, apresentou o programa e fez uma breve introdução sobre a cidade e a UFOP. Estavam presentes no evento o Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Rodrigo Fernando Bianchi, a Secretária Executiva da CAINT, Jaqueline Schultz, os professores Daniel Clark, Márcia Arcuri, Anelise Dutra e Monique Longordo, que irão ministrar as aulas de "Cultura Brasileira", "Introdução aos Museus de Ouro Preto" e "Português para estrangeiros", respectivamente, além da equipe de bolsistas da CAINT e da Empresa Júnior de Turismo.

Em continuidade ao evento de boas-vindas, foi feita uma pausa para um coffee break para os participantes se conhecerem e se prepararem e, em seguida, foi dado início ao cronograma do programa com a aula de "Português para estrangeiros".

A CAINT espera que esse projeto piloto seja uma iniciativa propulsora para ampliar a visibilidade da UFOP tanto em âmbito nacional como internacional e, através do feedback dos participantes e colaboradores, aperfeiçoar as futuras edições do programa.

Max Pedro da Silva

Curso: Arquitetura e Urbanismo