A Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFOP, em seu esforço permanente de contribuir para o processo de internacionalização da nossa Universidade, apresenta algumas práticas simples que estimulam a "internacionalização em casa", demonstrando que a inserção da UFOP no ambiente globalizado não se limita à mobilidade de alunos e professores, sendo necessário também pensar a flexibilização de curriculums, a preparação linguística e, principalmente, a revisão das nossas práticas pedagógicas.

Algumas ações simples podem ser adotadas pelos professores, em sala de aula, para se criar e consolidar na UFOP uma cultura de internacionalização:

01. Adotar ao menos um texto de apoio em idioma estrangeiro, ainda que de leitura opcional.

02. Usar exemplos e casos práticos do conteúdo estudado considerando experiências internacionais, como uma aula de Economia que avalia algum aspecto econômico de um país latino-americano ou uma aula de Engenharia que faz o estudo de caso de uma construção relevante da China.

03. Aproveitar e colher a experiência e os relatos dos alunos que já estiveram no exterior em mobilidade acadêmica.

04. Estimular e atribuir pontos para os alunos que fazem cursos (mesmo que online) estrangeiros ou que participam de palestras, congressos e demais eventos internacionais.

05. Utilizar, em sala de aula, o recurso do skype on da web conferência para intervenções de colegas acadêmicos internacionais.

06. Estimular os alunos a conhecerem a estrutura e as matrizes curriculares dos principais cursos afins nas melhores universidades do mundo.

07. Estimular e até pontuar alunos que estudam outro idioma.

08. Estimular que os alunos montem ou participem de grupos de estudo e discussão com colegas estrangeiros.

09. Aproveitar a presença de estudantes estrangeiros em sala para que comentem e comparem o conteúdo estudado com sua experiência em seu país de origem.

10. Exibição de vídeos estrangeiros relacionados ao conteúdo que explorem a experiência internacional, pensando, inclusive, na melhor maneira de exibição, com ou sem legendas.

Faby Torres

Curso: Arquitetura e Urbanismo