Portal do Governo Brasileiro
English(UK)PortuguêsSpanish(ES)
Facebook

A mobilidade acadêmica internacional é o processo que possibilita ao discente matriculado na UFOP de estudar, durante um período, em outra instituição de ensino superior situada no estrangeiro. Da mesma forma, possibilita a vinda de estudantes estrangeiros a Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.

A mobilidade faz parte do processo de internacionalização das Universidades brasileiras e que já é uma realidade consolidada ao redor do mundo. Trata-se de uma oportunidade única em que o aluno tanto da graduação como da pós-graduação poderá estudar em uma das várias Universidades do mundo em que a UFOP possui acordos de cooperação internacional.

A partir de um convênio de cooperação acadêmica firmado entre a UFOP e uma instituição estrangeira são estabelecidas as condições da parceria e quais as possibilidades de acolhimento dos alunos de ambas as instituições. O convênio estabelece as regras sobre o período de permanência do aluno na instituição parceira, as isenções ou condições de pagamento das taxas acadêmicas, benefícios quanto ao alojamento e alimentação e atribuição de bolsas de estudo.

Existem diferentes tipos de mobilidade acadêmica internacional e que serão melhor esclarecidas no Guia de Mobilidade. O mais importante agora é você conhecer bem as regras regimentais e estatutárias da UFOP a respeito da mobilidade e como se preparar para essa experiência. Por isso elaboramos o Guia de Mobilidade.

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba informações sobre Mobilidade e Editais de Bolsas.

 

Ciência sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Depoimentos

Ana Cristina Gonzaga Miranda

Curso: Engenharia Civil
Universidade de Destino: Universitat Bielefeld - Alemanha