Portal do Governo Brasileiro
English(UK)PortuguêsSpanish(ES)
Facebook

Textos de Comunicação

1.1 Divulgação Geral

1.1. Objetivo: Divulgar informações sobre os NucLi por meio do site da universidade.
1.2. Orientações: nos trechos destacados em amarelo, deverão ser incluídas informações particulares das IFES.

Governo Federal oferece cursos presenciais de Inglês a interessados em ingressar no Programa Ciência sem Fronteiras

Os cursos são completamente gratuitos e visam à preparação dos alunos que ainda não têm proficiência na Língua Inglesa

O Governo Federal, por meio do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF) do Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Ensino Superior (SESu), vai ofertar cursos presenciais gratuitos de Língua Inglesa a alunos de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) interessados em ingressar no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), mas que ainda não conseguiram a aprovação em testes de proficiência em Inglês, como o TOEFL e IELTS.

Os cursos serão destinados aos alunos de graduação de cursos elegíveis ao CsF, que atendam ao perfil definido pelo Programa e que estejam cursando - ou seja, com inscrição ativa - o My English Online - MEO, curso de Inglês online oferecido também gratuitamente pelo governo federal (Capes/MEC). É importante destacar que o aluno que já se inscreveu no MEO, mas não ativou sua senha, deve iniciar as atividades do curso imediatamente e permanecer ativo para poder ter acesso aos cursos presenciais.

Para participar dos cursos presenciais, os alunos de cursos de graduação elegíveis para o CsF e que já estejam ativos no MEO devem procurar o coordenador do programa IsF de sua instituição para se informar sobre os cursos disponíveis e sobre os processos de inscrição. Neste momento, 45 universidades federais de todo o Brasil darão início aos cursos presenciais por meio dos Núcleos de Língua Inglesa (NucLi).

O NucLi é mais uma iniciativa do IsF, em parceria entre as IFES, MEC/SESU e Capes, para apoio ao Programa Ciência sem Fronteiras.

Os cursos na UFOP

Na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Núcleo de Línguas (NucLi) foi implementado pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais/Departamento de Letras (DELET) e funciona nas instalações da Escola de Minas, no campus de Ouro Preto. O e-mail oficial do NucLi-IES é: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e a coordenadora IsF é a Profa. Dra. Anelise Dutra.

Em 2013, o NucLi da UFOP vai ofertar 135 vagas, com aulas no campus de Ouro Preto. Excepcionalmente, havendo demanda em número suficiente, turmas poderão ser oferecidas em outros campi a critério da universidade.

As aulas presenciais serão realizadas ao longo da semana em horários alternativos (no horário do almoço, por exemplo) e aos sábados, no total de quatro horas de aulas presenciais por semana. Além disso, os alunos poderão ter acesso a três horas semanais de acompanhamento on-line.

As inscrições serão realizadas pela Internet por meio do site http://isf.mec.gov.br .Quando houver a abertura do sistema de inscrição, as datas serão divulgadas amplamente e com antecedência para acesso de todos os interessados.

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba informações sobre Mobilidade e Editais de Bolsas.

 

Ciência sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Depoimentos

Eduardo Cota

Curso: Engenharia de Controle e Automação
Universidade de Destino: Universidade Técnica de Clausthal - Alemanha