Portal do Governo Brasileiro
English(UK)PortuguêsSpanish(ES)
Facebook

A CAINT é a Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFOP. É o setor que apoia os projetos de internacionalização da Universidade. Entre as diferentes ações da CAINT, estão aquelas relacionadas à mobilidade internacional. Trata-se de um setor recente da Universidade e que tem trabalhado para consolidar todo o trâmite de mobilidade internacional em consonância com outros setores como a PROGRAD, a PROPP, a PROEX e os Colegiados de Curso.

 

A CAINT elabora e divulga os editais de mobilidade; seleciona e monta os processos dos estudantes que estão saindo do país e os estrangeiros que estão chegando; orienta e dialoga tanto com os alunos como os colegiados de curso; estabelece contato com instituições e redes de cooperação acadêmica internacional; estabelece convênios com Universidades e Centros de Pesquisa estrangeiros; recepciona e auxilia os estudantes e pesquisadores de fora; organiza eventos ligados à internacionalização; e outras atividades afins.

 

A CAINT possui uma equipe pronta para lhe ajudar com relação à mobilidade internacional, sendo que, atualmente, um braço importante do setor é o "Ciência sem Fronteiras". É um Programa do Governo Federal criado em 2011 para estimular a mobilidade de estudantes brasileiros para o exterior. Este Programa é uma ação coordenada diretamente pelo Ministério da Educação, sendo que a UFOP apenas intermédia o processo de seleção e mobilidade dos alunos. O "Ciência sem Fronteiras" possui um coordenador próprio e uma equipe especializada para atender às suas demandas.

 

A sede da CAINT fica no Centro de Vivência, na Universidade Federal de Ouro Preto - Campus Morro do Cruzeiro. Nosso telefone de contato é o 3559-1192. Aqui o visitante poderá ter acesso a editais de mobilidade abertos, oportunidades de intercâmbio e demais informações sobre internacionalização em geral.

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba informações sobre Mobilidade e Editais de Bolsas.

 

Ciência sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Depoimentos

Wellington Spinola

Curso: Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Destino: Savannah College of Art and Design - Estados Unidos